Em homenagem à nossa amiga, Líder e especialista em carnaval, Lilia Langhi (em parceria com nosso onipresente André Queiroga):
Aprendendo com a Escolas..... de Samba!
Por Paulo Barreira Milet | Eschola.com – 11/02/2013 09:27:00
Empresário, sócio diretor da Eschola.com, Matemático pela UnB com MBA pela FGV/RJ
As
faculdades de administração bem que podiam criar uma cadeira que
poderia ter o nome de “Planejamento, Organização, Estrutura,
Execução e Controle aplicados aos processos executados nos desfiles
das Escolas de Samba” ou, mais facilmente, “Vamos aprender a
gerenciar com o samba!”.
Em vez
de aulas chatas e cansativas, os alunos visitariam os barracões
durante o ano, estudando os processos
de elaboração e construção de alegorias e fantasias;
assistiriam aos ensaios da bateria e analisariam o estilo de gestão
de pessoas adotado pelo Mestre de Bateria; e avaliariam a
estrutura organizacional
fixa das escolas e a estrutura
de processos para o desfile.
Cada
um desse itens poderia ainda ser visto pela visão dos indicadores
de qualidade e produtividade e do monitoramento
contínuo. Quais os quesitos que serão considerados pela
comissão julgadora? Como a escola se prepara para atingir a nota
máxima em cada um?
O que
mede a qualidade?
Ou melhor, sabemos o que é qualidade nesse caso? É o que o cliente
quer ou o que supera suas expectativas? Quem
é o cliente? Tanto pode ser o povão nas arquibancadas
quanto o telespectador em casa ou os jurados. Para cada cliente, uma
forma de entrega diferente. Como itens subjetivos do tipo beleza,
harmonia e empolgação poderiam ser prèviamente ajustados e
treinados para o melhor resultado
final do processo?
A
gestão do marketing também
tem que entrar. Precisamos saber se o samba-enredo foi bem divulgado
e se o povo está sabendo cantar. Os ensaios foram disputados?
Atraíram celebridades e repercutiram na mídia? E o pós-desfile,
como capitalizar e gerar recursos para o ano seguinte?
Vocês
tem as respostas? Eu não. Mas olhem só que beleza de debates
poderiam sair daí!
Não
podemos esquecer da produtividade,
que pode ser definida como uma razão entre o que é produzido e o
que é consumido para essa produção. E o que seria produzido por
uma escola durante o ano e no desfile? O consumo pode ser em horas de
trabalho ou em dinheiro gasto, em tempo ou em qualquer outro quesito
absorvido no processo.
A
produção de fantasias é um item interessante de se ver por esse
aspecto. Quantas foram produzidas em quanto tempo? Por quanto? Estava
dentro do planejado? Sabemos qual era a capacitação
das pessoas envolvidas e se tiveram treinamento? Existe
algo parecido com um plano
de cargos e salários, mesmo que informal? Quem ganha mais
e porque? Como medir os benefícios
indiretos?
Durante
o desfile entra o conceito de “monitoramento
contínuo”. Os Diretores de alas (gerentes)
precisam saber quanto tempo resta e se o som está OK. O samba
atravessou, levantou a galera ou foi apenas certinho? A comissão de
frente está desempenhando bem? A ala das baianas evolui legal? E o
recuo da bateria? E a madrinha? E...? Quantos
requisitos para
acompanhar...
Mas
terminado o desfile, tem que começar processo de
melhoria contínua.
Foram 4.000 pessoas desfilando em dezenas de alas, evoluindo ao longo
da avenida de modo organizado e planejado, seguindo um ritmo
pré-determinado.
Que
habilidades e competências
estiveram presentes ou ausentes e como foi o comportamento
dessas pessoas ao longo do desfile? Seu perfil
comportamental estava adequado às tarefas que elas
desempenharam?
O que
pode e deve ser melhorado para o ano que vem?
Fala
sério! Quem não teria vontade de assistir a uma aula dessas? Daria
fácil para consumir um semestre inteiro.
E nem
falamos de tecnologias de
processo e de produto, nem de sistemas
de informação. Mas isso fica para o próximo desfile,
perdão, para o próximo semestre...
Obrigada pela postagem! Muito bom o texto. Já fiz um trabalho para um banco privado, certa vez, em que se simulava a criação de um enredo com equipes trabalhando em diferentes tarefas. É uma analogia perfeita com o mundo business...
ResponderExcluirAbrçs pra torcida dos amigos Líderes!